A Celulite ou FEG, ainda não é considerada como uma patologia pelos órgãos de saúde, entretanto, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim, um equilíbrio de todas as suas funções na sua forma física, mental, social e também espiritual. Desse modo, a FEG desse ser sim colocada como um problema de saúde já que a acomete a parte psicológica da mulher além de muitas outras.


A celulite é uma alteração na pele causada pelo acúmulo de toxinas, gordura e água. Fazendo com que as células fiquem inflamadas, cheias e endurecidas, levando ao aparecimento de nódulos e desníveis na região.

A principal causa da celulite é a carga genética devido à hereditariedade, porém problemas circulatórios e alterações hormonais podem agravar seu aspecto.

Além da tendência de acumular líquidos no corpo, as toxinas ficam aglomeradas na região e acabam por causar maior inflamação e agridem as fibras de colágeno, fazendo com que a pele perca a maleabilidade e o contorno fazendo com  que o colágeno chegue ao ponto de esclerose como se vê em celulite de grau mais elevado.

                                            

Sendo o fator genético a causa principal do acomentimento da celulite, hoje dispomos de testes genéticos preditivos de medicina personalizada que detectam a maior predisposição ao desenvolvimento de celulite, permitindo assim a escolha do melhor tratamento para o paciente que apresenta essa alteração. Estudos sugerem que um polimorfismo no gene que é um importante fator de risco para o desenvolvimento da celulite. A presença do alelo D (deleção) está relacionada com um aumento da formação de angiotensina II no tecido adiposo subcutâneo, resultando em diminuição do fluxo sanguíneo local, o que pode causar hipóxia com consequente fibrose desse tecido e instalação de inflamação e dos nódulo característicos da celulite.

Configurando-se a raiz da causa, as medidas de tratamentos tornam-se muito mais eficientes com resultados que colaboram com a configuração terapeutica de uma vida inteira da paciente acometida.